termodinamica
A Termodinâmica é o estudo da relação entre calor e trabalho. Ela transforma energia térmica em energia de movimento. Essa energia ganhou impulso durante a revolução industrial, onde o trabalho era realizado por homens ou animais e com isso foi substituído por maquinas.
Ela é divida em duas leis de caráter aplicável a qualquer sistema da natureza:
˃ 1ª Principio da conservação da energia aplicada a sistemas termodinâmicos.
˃ 2ª Limitações impostas pela natureza quando se transforma calor em trabalho.
Entendo o assunto...
Na termodinâmica, o trabalho tem um papel fundamental, pois pode ser considerado como o objetivo final de uma construção térmica. Nas maquinas antigas a vapor gerava calor com queima de combustível, como o carvão. O Seu resultado era o movimento, ou seja, a realização de trabalho.
˃1ª Lei da Termodinâmica
A primeira lei da termodinâmica é a conservação de energia aplicada a sistemas termodinâmicos. O principio, baseia-se no fato de que a energia não é criada e sim transformada.
Ao se fornecer calor ao sistema, podemos observar a ocorrência de duas situações possíveis. Um aumento de temperatura e uma expansão do gás. O aumento de temperatura representa o aumento de energia interna do sistema e a expansão do gás representa a realização de trabalho.
As Transformações da Termodinamica são:
Transformação isobárica: ocorre à pressão constante, podendo variar somente o volume e a temperatura;
Transformação isotérmica: ocorre à temperatura constante, variando somente as grandezas de pressão e volume;
Transformação isocórica ou isovolumétrica: ocorre à volume constante, variando somente as grandezas de pressão e temperatura;
Transformação adiabática: é a transformação gasosa na qual o gás não troca calor com o meio externo, seja porque ele está termicamente isolado ou porque o processo ocorre de forma tão rápida que o calor trocado é desprezível.
Pode se concluir que a 1ª Lei da termodinâmica é representada: