Resenha humanista
Título:
O Conceito Pessoal De Relação Sexual: Um Estudo Exploratório Qualitativo.
Ano da defesa:
1994
Orientador (a):
Prof. Dr. Mauro Martins Amatuzzi
Prof. Dr. Joel Giglio
Prof°. Dr°. Regina M L L de Carvalho
Instituição:
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Corpo da Resenha:
• Ideias principais
o Descrever o conceito geral de RS partindo do conceito pessoal de cada sujeito.
o Descrever as invariantes dos conceitos pessoais de RS.
o Descrever as variantes dos conceitos pessoais de RS
• Objetivos
Descrever através de metodologia qualitativa o conceito de relação sexual para homens e mulheres que tenham vida sexual ativa, há mais de dois anos com a mesma pessoa.
• Metodologia
Foi utilizado as contribuições da fenomenologia. Uma das principais finalidades desse método não é fornecer novas informações, mas sim tornar explicitas aquelas ideia implícitas que baseiam o comportamento e experiências da vida. Sua tarefa é revelar-nos o que já sabemos, para que estejamos menos confusos sobre nos mesmos.
Esta metodologia parte do contexto do mundo vivido, o fenômeno é tematizado da experiência, comportamentos, estilos e historias concretas e não de construções cientificas.
Para atingirem o objetivo, foi realizada uma única entrevista não diretiva, contendo apenas uma pergunta orientadora: “Pra você o que é relação sexual?”
• Material:
Foi utilizado um gravador.
• Participantes
Os sujeitos da pesquisa foram 14 pessoas, 7 homens e 7 mulheres, todos casados a mais de 2 anos, com idades entre 24 e 36 anos.
• Conclusões
Constaram elementos comuns, tais como: por trás de cada conceito se revela a experiência da pessoa. ARS não é vista como ato meramente mecânico. ARS tem um significado importante para os sujeitos. O objetivo da RS não é a procriação. Não aparece diferença