Farmacêutico na industria
Introdução 1
Definições 2 - 4
Industrialização de medicamentos 5
O perfil do profissional farmacêutico da industria 6 - 7
Atribuições do profissional na indústria 8 - 9
Boas práticas de fabricação 10
Conclusão 11
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda o tema do perfil do farmacêutico na indústria de medicamentos como um dos campos de atuação do farmacêutico é a indústria farmacêutica, podendo ter como atribuições desde a qualificação de fornecedores de matérias-primas para a produção de medicamentos até a etapa final que é a expedição dos produtos terminados.
Abordaremos um pouco de cada assunto. As definições de alguns termos mais utilizados na indústria farmacêutica, a industrialização de medicamento por ela ser responsável pela produção de medicamentos seguros e eficazes para saúde, o perfil do profissional farmacêutico na indústria destacaremos as qualidades para um Farmacêutico ser considerado “7 estrelas”. Falaremos também sobre as atribuições do profissional na indústria farmacêutica e um pouco de boas práticas de fabricação e controle na indústria farmacêutica.
O objetivo deste trabalho é mostrar como é o perfil do farmacêutico na indústria de medicamentos.
A metodologia utilizada foi a pesquisa do manual de diretrizes da indústria farmacêutica – conselho regional de farmácia do estado do Paraná.
Definições
Destacaremos a seguir alguns conceitos dos termos mais utilizados dentro na indústria farmacêutica, conforme consta na RDC 17/2010 para esclarecer os profissionais que estão iniciando a sua carreira nesse segmento. Ação corretiva: elimina a causa de uma não conformidade * Ação preventiva: elimina a causa de uma potencial não conformidade * Ajuste: destinado a fazer com que um instrumento de medição tenha desempenho compatível como seu uso. * Amostra de referência: amostra de matérias primas mantidas pelo fabricante devidamente identificadas, por um período definido. * Amostra representativa: tomada