Resenha:A atuação do farmacêutico na indústria de cosméticos
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA
RESENHA: O PAPEL DO FARMACÊUTICO NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS
FABRÍCIO MARQUES DIAS
SALVADOR
2014
A palestra sobre a atuação do farmacêutico na indústria de cosméticos apresentada pela Dra. Nicole, graduada no curso de Farmácia pela Universidade do Estado da Bahia, apresentou para nós estudantes a importância e o crescimento da indústria de cosméticos. Primeiramente deve-se observar que a indústria de cosméticos hoje é responsável por 2% do PIB brasileiro igualando à industria cervejeira, sendo assim o mercado nessa área cresce gradativamente em nosso país. Durante a formação o aluno do curso de Farmácia entra em contato com temas aplicados a indústria cosmética em diversas matérias como farmacotécnica e seus conhecimentos em fisiologia, bioquímica e química o ajudam a identificar o efeito do cosmético no organismo e ajudar a indústria a aperfeiçoar suas formulações.
O farmacêutico atuante nessa área desenvolve pesquisa, criação de novos cosméticos, testes de estabilidades dos cosméticos e ensaios para verificar se a formulações são compatíveis ou causam algum dano ao organismo. Também no registro de novos cosméticos, no controle de qualidade, na garantia da qualidade, na produção, em síntese o farmacêutico é muito importante e poderá atuar em todos os setores da indústria cosmética.
Apesar da indústria de cosméticos ter crescido em nosso país, há uma certa contradição, pois na região Nordeste o mercado é um pouco fechada para o farmacêutico e também ainda não há um curso de especialização para atuar nessa área. Porém na região sudeste o mercado é mais aberto, possibilitando a atuação do farmacêutico, com destaque nos estados de São Paulo e Minas Gerais, Aqui na Bahia com a inauguração da Fábrica da Natura na cidade de Camaçari possibilitou de certa forma a expansão do setor em nosso estado.
Como toda atividade exercida por qualquer profissional, na indústria de