Brasil e pesquisa cientifica
PROFESSORA:
CURSO:
PERÍODO:
BRASIL E A PESQUISA CIENTÍFICA
TERESINA
2011
REFERÊNCIA
Pesquisa Brasil: reportagem exibida no Jornal das 10 às 22:40 h da noite e postado no site you tube com o nome: Brasil é o 13º em pesquisa cientifica no ranking mundial. Endereço da página da web http://www.youtube.com/watch?v=AD8jD2-v8xA
INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR
Heloísa Torres é repórter de telejornal, no caso em questão o Jornal das 10, emissora Globo.
RESENHA
A pesquisa cientifica é área fundamental para o desenvolvimento de qualquer país, e o Brasil é o país com o maior numero de pesquisadores e trabalhos científicos da América Latina. Um fato interessante é que os pesquisadores brasileiros têm em média 44 anos, e somam 211 mil bem equilibrados entre homens e mulheres, sendo que a maior parte possui mestrado, e aproximadamente a metade é da região sudeste do país, onde a maioria é financiada pelo governo federal.
O Ministro da Ciência e tecnologia admite que não há investimentos suficientes, mas nunca houve tanto dinheiro para pesquisa no país 48 bilhões de reais de 2007 a este ano, para o governo pesquisa e ciência é novidade para o Brasil.
Essa reportagem é de grande valor para os brasileiros, pois mostra que apesar de o Brasil ser um país emergente em termo de economia, percebe-se que há um interesse por parte do governo em investir nas pesquisas cientificas, prova disso é o notável destaque do Brasil em governo em investir nas pesquisas cientificas, em relação aos outros países da América Latina.
Podemos ver a importância das pesquisas científicas nas indústrias, como por exemplo os cosméticos, farmacéuticos e muitas outras, as quais se beneficiam da síntese de novos compostos, mais eficientes e atraentes para o público; outras indústrias utilizam os ” louros” das pesquisas no desenvolvimento de novas tecnologias para inovar e automatizar cada passo da sua linha de produção, no campo da saúde podemos perceber