Planejamento de comunicação integrada
ALUNA: Ana Paula Barreira de Sousa e Silva
Professora: Gabriella Luccianni Calaça
#Planejamento de Comunicação Integrada
-Conceito, relevância e filosofia da comunicação integrada no âmbito organizacional.
A comunicação organizacional está voltada para todos os tipos de interação que envolve vários fatores que estão relacionados envolvendo a organização. Ela surgiu com o objetivo de unir diversas atividades comunicacionais dentro da empresa. A integração foi possível através da atuação conjunta dos profissionais da área, que garantiu coerência da racionalização das atividades e linguagem bem articulada atingindo a complexidade dos públicos organizacionais.
A autora Margarida Kunsch afirma que “é possível encarar de vária maneiras a comunicação integrada, que em síntese, constitui uma somatória dos serviços de comunicação feitos, sinergicamente por uma ou várias organizações e tendo em vista, sobretudo os públicos a serem atingidos e a consecução dos objetivos propostos (...) a real eficácia da comunicação é o objeto último de um trabalho integrado (...) isto só é possível mediante uma ação conjugada de todas as áreas que produzem, emitem e vinculam mensagens para os mais diferentes públicos.”
O conceito dessa comunicação integrada engloba quatro tipos de dimensões:
- A integração de equipes multidisciplinares, que está voltada para a comunicação organizacional; a integração das mensagens organizacionais coerentes e sem contradições; a integração dos processos e funções de comunicação que compreende os esforços mercadológicos, institucionais e administrativos; uma integração de estrutura organizacional.
Dentre esses quatro conceitos a comunicação tem o maior objetivo na coerência da interação com os vários públicos de uma organização, que deverá contar com diversos profissionais que trabalhem em torno de interesses comuns. Assim podemos compreender a atuação das profissões dos diversos setores da