Planejamento na comunicação integrada
1010 palavras
5 páginas
Em seu livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada,, 4ª edição, revisada, atualizada e ampliada (2003), Margarida Kunsch deixa claro que o planejamento de relações públicas tem de se apoiar em fundamentos teóricos sobre as organizações, a administração, a comunicação e sobretudo, sobre a própria área. Procura reforçar o posicionamento estratégico das relações públicas, como um campo das ciências da comunicação, com teorias próprias, que desempenha funções essenciais e específicas nas organizações. Busca ainda demonstrar que o planejamento é um exercício com bases científicas e técnicas, não podendo ser visto como algo puramente mecânico ou uma fórmula de preparar planos Compreender o universo das organizações, diferenciando-as das instituições, analisando suas tipologias, características, arquitetura organizacional, situando-as nos contexto da contemporaneidade, para depois inserir a comunicação e as relações públicas, foram, enfim, seus objetivos iniciais ao elaborar o referido trabalho. A conscientização cada vez maior das organizações quanto à sua responsabilidade social e o fortalecimento crescente do terceiro setor no país são itens que ela também dá especial atenção.
Pag. 89 Abrangência das RP’s – Tem como objetivo as organizações e seus públicos, instâncias distintas que, no entanto, se relacionam dialeticamente . É com elas que a área trabalha, promovendo e administrando relacionamentos e, muitas vezes. Mediando conflitos, valendo-se, para tanto, de estratégias e programas de comunicação de acordo com diferentes situações reais d ambiente social. Contribuir para o cumprimento dos objetivos globais e da responsabilidade social das organizações, mediante o desempenho de funções e atividades específicas, é outro desafio constante a ser considerado como meta das RP’s.
Pag. 95 as RP’s enfatizam lado institucional e corporativo das organizações. Em síntese, como atividade elas: - identificam os públicos, suas reações, percepções e pensam