Industria da cerâmica e do vidro
Sumário
As matérias-primas minerais básicas são consumidas em grande volume e em diversidade na indústria de vidro e cerâmica e vem ganhando importância dentro do processo de aprimoramento da competitividade e da modernização tecnológica do setor, que se amplia para o abastecimento interno e se qualifica para a exportação. O presente trabalho aborda o perfil destas indústrias, com ênfase nos processos de produção e a sua relação com o meio ambiente. Serão abordadas ainda aspectos como propriedades físicas e composição química, história e seu surgimento, bem como tipos de vidro e tipos de cerâmica.
Para melhor entendimento dividiu-se o trabalho em dois capítulos, sendo o primeiro da industria de vidro e o segundo da industria de cerâmica.
1
Indústria de Vidro e cerâmica
Introdução
A produção atual de cerâmicos e vidros não se esgota nos produtos tradicionais de elevada tonelagem de fabrico (tijolos, pavimentos, sanitários, garrafas, etc.), tão conhecidos do grande público. O mundo dos materiais cerâmicos modernos inclui hoje em dia muitos outros produtos essenciais ao desenvolvimento de tecnologias avançadas (substratos e componentes para a indústria eletrônica, próteses para medicina, materiais de elevada resistência mecânica para máquinas de corte e desbaste, etc.). O seu fabrico exige inovação permanente e um maior rigor em termos de controlo. Mesmo relativamente aos produtos tradicionais persistem importantes desafios em termos de desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, que permitam o respectivo fabrico a custos mais baixos e com qualidade acrescida.
O vidro é uma das substâncias mais versáteis na Terra, usados em muitas aplicações e em uma ampla variedade de formas, de vidro liso temperado e as variedades de cor, e assim por diante.
Aprendeu-se mais a respeito do vidro e de seu processamento nos últimos 30 anos que durante toda a história precedente da tecnologia. Os vidros são hoje