Trabalho cerâmicas e vidros
A cerâmica é a atividade ou a arte de produção de artefatos cerâmicos. Qualquer classe de material sólido inorgânico, não-metálico não confundir com termo ametal que seja submetido a altas temperaturas aproximadamente 540°C na manufatura. Geralmente uma cerâmica é um óxido metálico, boreto, carbeto, nitreto, ou uma mistura que pode incluir aniões. são formadas de elementos metálicos e não metálicos.
A maioria das cerâmicas consiste em compostos que são formados entre elementos metálicos e elementos não-metálicos, para os quais as ligações interatômicas ou são totalmente iônicas com alguma natureza covalente. O termo “cerâmicos“ vem da palavra grega kenamicos, que significa “matéria-prima queimada”, indicado que as propriedades desejáveis desses materiais são normalmente atingidas através de um processo de tratamento térmico a alta temperatura conhecido por ignição.
As Cerâmicas compreendem todos os materiais inorgânicos, não-metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas. São formadas de elementos metálicos e não metálicos.
As cerâmicas são comumente dividas em dois grandes grupos:
Cerâmica Tradicional - Inclui cerâmica de revestimentos, como ladrilhos, azulejos e também potes, vasos, tijolos e outros objetos que não tem requisitos tão elevados se comparados ao grupo seguinte.
Cerâmica Avançada ou de engenharia - Geralmente são materiais com solicitações maiores e obtidos a partir de matéria prima mais pura. São abstrados motivo, ferramentas de corte para usinagem, tijolos refratários para fornos.
Nas cerâmicas, o interesse se situa no peso, resistência mecânica, resistência ao desgaste, absorção de água e duração. É bastante extensa a faixa de variação de propriedades da cerâmica, dependendo da constituição, cozimento, processo de moldagem etc.
Em relação ao peso, por exemplo, há cerâmicas mais leves que a água, e outras de grande peso. A resistência ao desgaste depende muito da quantidade de vidro