Industria Cultural
Surgimento
A indústria cultural surgiu em uma fase avançada do capitalismo, entre o final do século XIX e inicio do século XX, tendo estreita relação com o aparecimento dos meios de comunicação de massa e a produção de mercadorias em grande diversidade e quantidade: a produção em massa.
Este desenvolvimento se deu inicialmente nos Estados Unidos onde ocorriam as maiores inovações de produzir e vender mercadorias. Foram os americanos que, ainda antes da 1ª Grande Guerra, introduziram a linha de produção, que padronizava e barateava mercadorias.
Foi também nesse período que se desenvolveram as já existentes e se criaram novas tecnologias midiáticas, como a fotografia, o linótipo (que revolucionou as técnicas de composição das páginas dos jornais), o rádio e o cinema.
O desenvolvimento tecnológico propicia de um lado a disseminação dos veículos de comunicação e de entretenimento em massa; por outro introduz novas tecnologias de produção, aumentando o volume de produtos fabricados. Para aumentar cada vez mais a demanda do que é fabricado utilizando-se dos veículos de comunicação, surge a propaganda. Esta atividade, que apareceu ainda na primeira década do século XX, usa os diversos tipos de mídia para transmitir mensagens comerciais, culturais e ideológicas (políticas e religiosas) aos seus leitores, ouvintes e assistentes.
• Adorno e Horkheimer, através de suas análises, desenvolveram o conceito de “indústria cultural”. São consideradas produções culturais objetos de arte, arquitetura, cinema, música, literatura,jornais, teatro, revistas, internet...