Industria cultural segundo adorno
a) Adorno afirma que ele e Max Horkheimer cunharam o termo “indústria cultural” para evitar associações com a ideia de “cultura de massas”. Qual a diferença entre esses dois termos para o autor? O que significa “indústria cultural” na concepção de Adorno & Horkheimer?
O termo “indústria cultural” foi proposto justamente para diferenciar de “cultura de massa”. A interpretação daqueles que defendem o termo, dada a “cultura de massa” sugere uma cultura que surgiu espontaneamente das próprias massas. A expressão “indústria cultural” procura desmitificar a ideia que os meios de comunicação de massa produzem uma cultura genuinamente popular. Portanto, para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural significa dizer que a cultura deixou de ser algo espontâneo e popular para se tornar um campo de exploração econômica, através dos meios de comunicação de massa, voltado apenas para produzir lucro e garantir adesão ao sistema capitalista.
b) Para o autor, qual é a função social da indústria cultural? Em sua história, a função da indústria cultural foi o de introjetar os valores, preceitos, a visão de mundo e os padrões de conduta capitalista na interioridade do indivíduo massificado. Para este fim, ela produziu e reproduz a semiformação através da disseminação de seus produtos e entretenimentos padronizados Com o ulterior desenvolvimento da indústria cultural, a cultura formativa, típica das sociedades pré-capitalistas, extinguiu-se e a semiformação tornou-se a condição existencial do homem contemporâneo. Foi através da semiformação que surgiu a subjetividade reificada e alienada no interior das práticas sociais.
Valor: um (1) ponto.
Referências:
ADORNO, Theodor W. Sobre a indústria cultural. In: COHN, G. (org.). Adorno. São Paulo: Ática, 1986. P. 92-99
A Cultura de Massa tem contra si a acusação de alienar, de induzir seus “clientes” a um