indivíduo x social
Aluno: André Costa
Disciplina: Psicologia
Relações entre o indivíduo e o social
Indivíduo e sociedade são motivos de discussão e estudos há quase 200 anos. Os primeiros pesquisadores foram Karl Marx, alemão, 1818/1883, Émile Durkheim, francês, 1858/1917 e Max Weber, alemão, 1864/1917.
Na sociologia clássica o indivíduo era visto como resultado do que o meio lhe proporcionava e/ou determinava, na sociologia moderna de múltiplos fatores internos e externos.
Não há como dissociar indivíduo e sociedade, são interdependentes, interagem. Complexidade do viver coletivo
Havemos de lembrar que todo indivíduo tem personalidade e que esta é complexa e não estática, está em constante processo de formação (Carl Rogers, 1902/1927). Determinantes internos (instinto, medo, biológico) e externos (social, cultural, ideológico) contribuem fortemente para essa formação.
Assim como os fatores biológicos, históricos, sociais, culturais, econômicos e familiares são determinantes na construção da nossa identidade. A combinação deles é única para cada indivíduo. Ou seja, não há dois ou mais indivíduos com a mesma identidade.
Cada sociedade (país) tem seus valores, cultura, costumes, leis, que são seguidos por seus cidadãos (indivíduos). Quando estamos inseridos nele, ainda que de passagem, temos que seguí-los, concordando ou não.
Da mesma forma acontece com nossa família, trabalho, escola (sociedade), nossos familiares, colegas de trabalho e de escola (indivíduos) seguimos regras de conduta para melhor socialização.
Exemplos do cotidiano
Nunca houve, e talvez não haverá, no Brasil um esportista tão admirado, amado e com imensa popularidade como Ayrton Senna. Num país onde falta educação, saúde, saneamento básico, segurança e sobra fome, corrupção, desrespeito, um homem rico, praticando um esporte igualmente restrito para poucos de situação financeira privilegiada, ganhando títulos mundiais não deveria ser