Individualista, eu?
TAREFA 4
TEXTO: “Individualista, eu?”
A) Indique por que o individualismo é um produto de nosso tempo. Contextualize.
R: No texto, o produto de nosso tempo relaciona-se com o tempo atual, o que estamos vivendo hoje, assim como o coletivismo predominou em outras épocas, a “modinha” atual é o individualismo. Na época de hoje está cada vez mais normal ser individualista, as pessoas passam mais tempo em casa do que nas praças públicas, se socializando pouco com as pessoas, apenas por redes sociais; até quem não é assim acaba sendo motivado a viver sem se importar com os outros e com o mundo em que vivemos. B) Por que, para o texto, o individualismo é culturalmente provocado e politicamente conveniente? Você concorda com essa idéia?
R: Nossa noção de indivíduo é politicamente conveniente, porque para os governos é mais fácil que cada um cuide de si e não participe da vida comum. Eu concordo com o que o texto diz, mas não com que acontece realmente, o texto nos mostra a realidade, e não é bom que o governo consiga ter toda essa influência sobre as pessoas, assim, deixaremos de participar da vida comum e não teremos como questioná-los e cobrá-los por um governo melhor para todos, apenas pensaremos em nós mesmos, deixando de cumprir nosso papel como cidadão. C) O que pensam Muñoz, Kierkegaard e Nietzche sobre o individualismo? Reflita a respeito.
R: “O individual e o geral não existem como tais de forma isolada. Cada pessoa mesmo a mais individualistas, constrói a sua imagem dentro de um cenário. Ela não pode se pensar sozinha, separada deste modo. O cenário é o telão onde se desenvolve a vida”, explica a professora Yolanda Gloria Gamboa Muñoz. Para ela, o individualismo não é uma questão que pode ser deslocada do todo integrado. “O individualismo está ligado ao coletivo sempre. Os dois ocorrem ao mesmo tempo”, explica.
Gloria segue uma corrente de pensadores que valorizam o individualismo. A professora defende uma