Individual
E muitos momentos da história da humanidade, observa-se que as migrações internas e externas acontecidas em várias parte do mundo estão relacionadas a busca incessante do homem por te melhores condições de vida.
Porém o que se ver é que apenas uma parcela da população mundial consegue usufruir dos bens materiais produzidos que deveria estar disponível para todos, isso ocorre devido a ganância daqueles que fazem parte da classe dominante, dividindo o mundo entre ricos e pobres.
O processo migratório da atualidade esta relacionado á globalização da economia mundial, uma vez que através dos meios de comunicação , se tem a falsa impressão de ter o mundo ao alcance de todos, ou seja, as mercadorias oferecidas.
A causa da motivação de muitos cidadãos migrarem para HYPERLINK "http://opineclik.blogspot.com.br/2012/06/o-processo-migratorio-e-suas.html" outrospaíses ou regiões mais desenvolvidas dentro de seus próprio país, em busca de melhores condições de vida,ocasionando uma disparidade entre os países, alguns torna-se desenvolvidos e outros subdesenvolvidos.
Dados lançados pela ONU, afirma que nas últimas décadas de 1960 á 2000, o número de pessoas que residiam num país diferente do que nasceu passou de 76 para 175 milhões, então nos baseando nestes dados vemos que o problema não estar apenas em um país, mas sim no mundo. No caso do Brasil umas das problemáticas existentes ainda hoje é o fluxo migratório das populações do Nordeste para os grandes centros urbanos das regiões Sul e Sudeste, onde existe os pólos industrias, a maioria dos trabalhadores que fazem este tipo de migração vão em buscam de uma vida melhor. Já que nas suas regiões de origem não há oferta de emprego e condições de vida digna e satisfatória para todos, a base econômica de tais regiões é a agricultura, como freqüentemente ocorrem os fenômenos das secas havendo a escassez da produção, daí a