indisciplina escolar
Resumo
No ambiente escolar uma das questões mais discutidas é ligada à indisciplina, porém, as causas são inúmeras e geram polêmicas. Nesse trabalho vamos analisar alguns problemas, a sua origem e o que leva os alunos a se comportar desta maneira.
Segundo o Dicionário Aurélio, indisciplina significa procedimento, ato ou dito contrário à disciplina, desobediência, desordem, rebelião.
São diversos os motivos que desencadeiam a indisciplina escolar como, problemas familiares, excessiva proteção dos pais, carências sociais, influência de ídolos violentos, desmotivação, uso de drogas, métodos de ensino ultrapassado, vadiagem, desatenção, agressividade, realidade escolar, o psicológico, a família, além de outros motivos.
Então diante dessa situação, como os professores devem lidar com as crianças, sem provocar grandes conflitos nas salas de aula, em suas casas ou em seu psicológico, já que ao ponto de vista de alguns pesquisadores a Indisciplina é tratada como um fenômeno complexo, devido á sofrer diversas mutações variando entre alunos.
Levando em consideração que a Indisciplina á algum tempo, era vista como algo somente comportamental, e hoje é entendida como uma insatisfação que o aluno expressa. Iremos tentar entender como cujas ações rompem com as regras da instituição, mas também como prejudica o seu próprio desenvolvimento cognitivo, moral e atitudinal.
Palavras-chave: Indisciplina - causas - escola – ambiente – problemas
INTRODUÇÃO
Qualquer pessoa ligada às práticas escolares seja como educador, seja como educando, ou público geral (pais, familiares etc.), conseguem ver a "crise da educação” que nada mais é uma mistura de diversos fatores como descaso de professores, insatisfações dos alunos, problemas em casa, nosso sistema de ensino. Todos conseguem diagnosticar sua presença, mas não sabemos direito sua extensão nem suas razões exatas. De qualquer modo, o indício mais evidente dessa "crise" é que boa parte da população