Indios
Na Idade Média a Igreja Católica assume um papel de extrema importância filtrando todas as produções científicas e culturais, fazendo com que muitas obras artísticas tenham temas religiosos.
Movimentos
Arte Bizantina * Influência da arte romana e da arte oriental. * Arquitetura religiosa, cúpula, pintura e mosaico de caráter bidimensional e simbólico.
Arte românica * Alta Idade Média, Europa, entre século XI a século XIII. * Arquitetura com influências romanas, arco de volta-perfeita, abóbada, planta basílical, mosteiros, castelos, estilo defensivo. Tetos em abóbada que substituíram os tetos de madeira; Paredes muito espessas e por muito poucas janelas, todas elas de pequeno tamanho; Paredes suportadas e consolidadas por contrafortes gigantes para dar sustentação ao edifício; A consolidação dos arcos ser feita por meio de abóbadas de cruzamento.
Arte Gótica * Baixa Idade Média, Europa, entre finais de século XII a finais de século XV com diferenças locais e temporais. * Catedrais, arco quebrado, abóbada de cruzaria, arcobotante, vitrais, verticalismo, complexidade decorativa. O horizontalismo dos edifícios de Artes, Gizelleter sido substituído pelo verticalismo; As paredes serem mais leves e finas; Os contrafortes serem em menor número; As janelas serem predominantes; A utilização do arco de volta quebrada; A consolidação dos arcos ser feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas; Nas torres os telhados serem em forma de pirâmide. * Arte religiosa citadina de ensinamento ao fiel, possibilitar ascensão ao divino.
Arquitetura
Durante a Idade Média as igrejas e catedrais e outros edifícios tinham planta de cruz latina ou em basílica.
No estilo Românico os principais materiais utilizados para a construção de edifícios eram a pedra e o tijolo. Na altura os tetos dos edifícios eram de madeira gerando muitos incêndios. Por esta razão, esses tectos de madeira foram substituídos por abóbadas. Devido a estas