indios
A partir da última apuração do Censo Demográfico realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é possível apontar um panorama bastante específico acerca de como vivem os índios no Brasil atualmente, principalmente nos quesitos distribuição, principais etnias e escolarização. Confira:
Quando falamos em índios, a primeira coisa que vêm à mente são um grupo de pessoas que vivem em ocas no meio das matas. De fato, os índios ainda vivem assim em alguns casos, pois a tradição continua viva em algumas tribos . A história indígena deixa as pessoas comovidas e até mesmo mostra a inocência e a coragem de um povo, mas atualmente os índios não são mais vistos assim, pelo menos em sua grande maioria.
Muitos índios acabaram acompanhando a evolução da sociedade moderna por necessidade e até mesmo sobrevivência, com isso abandonaram muito de suas tradições. Atualmente eles sabem falar fluentemente não só o português, mas outros idiomas e também sabem fazer uso do computador e internet.
A imagem que temos dos índios no ano de 1500 não deve ser esquecida, afinal é nossa primeira lembrança sociocultural, mas também não deve ser usada como referência para a nossa consideração acerca de como vivem os índios atualmente. Nada é mais como antes mas, não poderíamos esperar que fosse diferente porque os índios são uma comunidade que faz parte de uma sociedade e essa sociedade, como todas as outras foi se modificando dentro do tempo. Em suma, o desenvolvimento aconteceu em paralelo com odesenvolvimento da sociedade do “homem branco”, com particularidades e algumas reservas, sobretudo no âmbito religioso e cultural.
Os índios brasileiros da atualidade
A partir da última apuração do Censo Demográfico realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é possível apontar um panorama bastante específico acerca de como vivem os índios no Brasil atualmente, principalmente nos quesitos distribuição, principais