indios de rondonia
Atualmente, existem sete grupos indígenas remanescentes que ainda vivem no Rio Branco, estes povos estão concentrados na Terra Indígena do Rio Branco. Os povos são: Aikanã, Arikapú, Aruá, Djeoromitxí, Kanoê, Makurap, Tupari, e somam um total de 679 indíviduos.
O conhecimento dos povos indígenas atuais serve como parâmatro de comparação e interpretação do registro arqueológico. Seja, analisando o modo como se organizam no espaço e dentro de sua sociedade ou até mesmo observando seus contos e lendas.Falar aqui brevemente da etnoarqueologia
Para termos uma boa noção das características desses povos que habitam o Rio Branco, apresentaremos de maneira sucinta alguns dados pertinentes a pesquisa sobre alguns desses povos, com intuito de se sistematizar informações e se obter um panorama cultural de ocupação da região.
Arikapú:
Este grupo indígena está atualmente localizado no sul de Rondônia e vive hoje nas terras indígenas de Rio Branco e Guaporé e possuem apenas 34 membros. Seus relatos orais contam que as cabeceiras do Rio Branco eram ocupados por eles há muito tempo.
Sua língua permaneceu desconhecida até pouco tempo e foi definida como Jabuti, que é uma língua que pertence a uma família lingüística bastante diferente da dos povos vizinhos como Tupi, Nambikwara e Txapakura. Curt Nimuendaju observou que algumas palavras deste povo tinham relação com algumas línguas de grupos jê como os Xerente, Kayapó, Kaingáng e Timbira.
A língua Arikapú encontra-se hoje no limiar da extinção, restando somente dois anciões que a falam. Visto que estas duas pessoas residem em Terras Indígenas distintas e que não houve transmissão da língua para as gerações