Corumbiara
CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS
CURSO DE PEDAGOGIA
Maria Keila Alves de Almeida
Rangel Pereira de Brito
CORUMBIARA
TOCANTINÓPOLIS - TO
Fevereiro - 2014
Maria Keila Alves de Almeida
Rangel Pereira de Brito
CORUMBIARA
Trabalho apresentado à UFT – Universidade Federal do Tocantins, Campus de Tocantinópolis-To, para obtenção de nota na disciplina Introdução à Antropologia, sob a orientação do professor Msc. Odilon Rodrigues de Morais Neto.
TOCANTINÓPOLIS-TO
Fevereiro - 2014
O documentário “Corumbiara” que faz parte do projeto “Vídeo nas aldeias”, foi dirigido por Vicent Carelli, vem mostrar a realidade vivenciada entre índios e fazendeiros paulistas no sul de Rondônia, nos anos de 1885, época também da Ditadura Militar. Corumbiara descreve a grande disputa pelas terras, onde pessoas que se dizem humanas cometem genocídio contra etnias indígenas para apagarem os vestígios de sua existência, fato este, que foi levado pela ganância, preconceito, racismos e desinteresse do governo.
Marcelo Santos indigenista da FUNAI e Vincent Carelli ao observarem imagens transmitidas por satélites constatam nessa região, algumas culturas que possuem características de serem de índios; resolvem assim, dirigir-se ao local para fazerem busca por essas etnias. Todavia, ao chegarem ao seu destino, quando buscam pelos fazendeiros daquela região são ameaçados e expulsos, não podendo levar adiante o processo de busca. O advogado dos fazendeiros toma providencias para que seja paralisada a pesquisa, através de documentos concedidos pelo o governo.
Passam-se alguns anos e eles voltam a Rondônia, agora com documentos legais que os permitem entrar nas propriedades, podendo observar a mata virgem e a reserva florestal. Nesse processo, eles descobrem algumas áreas destruídas, devastadas e quando manuseiam