34874738-116
1500 palavras
6 páginas
Diversidade Cultural A diversidade cultural é um caminho que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de expressão, proporcionando as muitas sociedades que surgiram separadas e sentindo diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas culturas, essas diferenças culturais que existem entre os povos, também fazem com que exista variações na forma de como as sociedades se organizam, e a maneira que interagem no seu ambiente, mudando suas concepções. A diversidade cultural preserva a sobrevivência e a longo prazo as culturas indígenas que são tão importantes para humanidade assim como a conservação de todas as espécies existentes no ecossistema.
No âmbito social e educacional, a diversidade cultural diz respeito a uma coexistência de várias etnias e culturas dentro de uma mesma comunidade, sociedade ou país. As sociedades multiculturais ocidentais foram constituídas especialmente a partir do fim da Idade Média com o tráfico da escravatura, mas também com os fluxos de comércio que levavam à deslocação de bens e pessoas. Mais tarde, a procura de riqueza provocou os fenómenos de colonização, o que levou a que muitas pessoas procurassem, sobretudo no chamado Novo Mundo do continente americano, novas oportunidades de trabalho. Mais tarde, a industrialização criou a necessidade e a oportunidade da migração de muitos povos da África e da Ásia que procuravam trabalho e melhores condições de vida tanto no Novo Mundo como na Europa.
Conclue-se então que diversidade histórica e um conjunto de caracteristicas proprias ,de costumes, de crenças juntas em um so lugar; é o conjunto de tudo isso que foi passado de geração para geração e ainda deixam marcas evidentes nas atuais sociedades. Diversidade cultural no Brasil à uma vasta diversidade tendo em consideração que é um país costurado por culturas das mais diversas do mundo devido ao processo de colonização vivido . Esse conjunto de diferentes crençãs, culinarias, musicas e tantas outras coisas