indio
Este trabalho demonstrará como a cultura indígena foi subjugada pelo colonizador, e como os vários fatores da história do índio, bem como seu contato com o Europeu, geografia, costumes, entre outros ainda refletem na vida dos índios em suas relações com a sociedade moderna.
A metodologia utilizada no trabalho foi descritiva e bibliográfica em que se mostra principalmente a vida do índio no período pré-colonial, colonial em seus aspectos gerais finalizando com uma introdução para sua vida na atualidade com base em aspectos vistos na visita a tribo urbana de kakané-Porã, Tatuquara,PR. Quando o Brasil foi descoberto os índios já viviam aqui e esta terra os pertencia. Deles foi tirado tudo, e hoje lutam por pequenas terras de um país que era deles. O texto está organizado...
2 CONTEXTO HISTÓRICO
2.1 ANTES DO COLONO
Para a área do atual território brasileiro, as estimativas mais aceitas indicam uma população entre três e seis milhões de habitantes no momento da chegada dos portugueses. Avalia-se que essa população era constituída por cerca de 1.500 grupos étnicos distintos. De toda essa população nativa original, restam atualmente cerca de 300 mil índios, constituindo 200 etnias com 170 línguas diferentes (POVO, 2003).
Quando o Brasil fora descoberto os índios que aqui já viviam estavam organizados em tribos democráticas, essas famílias estavam ligadas pela solidariedade e cada tribo tinha seu chefe eleito para representar a seu povo. Os indígenas paranaenses não eram hostis, pelo contrário gostavam de tratar bem a todos e serem trados de mesmo modo.
O Paraná em período colonial ficou dividido em dois, um sobre domínio português e outro sobre a influência espanhola.
Dentro do estado existiam duas grandes tribos os tupis-guaranis e os Jês. Os Kaingangues como também eram chamados os Jês eram índios amáveis, mais que exigiam respeito.
2.2 SOBREVIVÊNCIA INDÍGENA PRÉ-COLONIAL E COLONIAL
Podemos dividir o indígena da América