intro. questao social
Serviço Social
Disciplina: Introdução ao Serviço Social Profª: Aline
Alunas: Albaniza, Bruna Ceres, Daniela Fernandes, Dávila Silva, Neuma Andrade, Clécia Bezerra.
1- Quais foram os efeitos da Grande Depressão sobre a política econômica brasileira?
A principal característica foi que a política do café foi perdendo seu espaço para a classe industrial que estava em ascensão, com isso o processo de industrialização intensificou-se no país.
2- Que mecanismos de defesa do café foram utilizados durante a Grande Depressão? De que forma a desvalorização cambial atendia ao objetivo de defesa do café?
Os mecanismos frequentemente utilizados era a depreciação da moeda nacional nos momentos de queda dos preços de exportação, procedimento que diminuía as perdas de receitas dos cafeicultores. Já referente a desvalorização cambial, a partir do Convênio de Taubaté, sofisticaram-se os métodos de defesa do café, e o governo passou a comprar os excedentes de produção, financiado por empréstimos externos. Com esse mecanismo buscava-se preservar a renda dos cafeicultores por meio da redução da oferta exportável em uma situação de produção crescente. O intuito era impedir a queda ainda maior dos preços.
3- Quais foram as consequências da defesa do café durante a Depressão dos anos 1930 com relação à renda nacional?
As principais consequências foram que o Governo não tinha mais condições de manter a política de defesa do café, devido a redução das reservas metálicas do país, que chegaram a zero em dezembro de 1930. Com isso as ações do governo enfraqueceram.
4- Que papel assumiu o mercado interno após a Grande Depressão?
Com a crise do café os capitais investidos foram absorvidos pela própria agricultura exportadora, em particular a agricultura do algodão. O governo não precisou exportar novas máquinas a princípio, mas posteriormente sim, pois pode importar equipamentos usados a preços inferiores, provenientes