uoiuo
298 palavras
2 páginas
Relatório Palestra Prof. Felissa Anaya
De " encurralados" pelos parques á vazanteiros em movimento
A palestrante da início a palestra falando sobre o processo de ambientalização das lutas territoriais das comunidades vazanteiras e gerazeiras do norte de minas. esse preocesso segundo Felissa, vem junto com o encurralamento ( movimneto de territorialização ) dessas comunidades , isso é gerado pelas políticas de desenvolvimento econômico e ambiental na região, por causa disso varios conflitos territoriais tem ocorrido pela chagada da grandes empresas, principalmente para cultivo de eucaliptocultura.
As comunidades tradicionais rurais que historicamente ocuparam áreas economicamente marginais, construiram para si mesmas um " isolamento " em grau variável, uma interdependencia com a natureza onde vivem.
A palestrante atenta para conflitos territoriais com a chagada de varias empresas na regiçao. A lógica desenvolvimentista que emergiu na região nos anos de 1930 e 1940 gerou grandes dramas sociais. A chegada de emprersas de pecuaria, reflorestamento e irrigação, com uso de maquinaria pesada, agrotoxicos e fertilizantes, degradou os solos da região e contaminou os trabalhadores, além de poluir recursos hídricos na localidade , que é fundamental para o bem-estar de inumeras populaçoes moradoras daquela região ( semi-arido do norte de minas ).
Felissa da uma atenção especial para as açoes reparadoras cooredenadas pela propria comunidade vazanteira. È o chamado " jogo de mitigação ", com aimplantação de áres de RESEX e RDS , que ão u8nidades de conservação, que se diferem somente na questão de se residir ou nas nessas áreas.
No fim da palestrra Felissa aponta contradiçoes ambientais na região. se por um lado as populaçoes foram empurradas pelas empresas e pela modernização agropecuaria que atuam na região, por outro, a criação de unidades de conservação tambem empurrou essas mesmas populaçoes para fora de sua área, no caso das RDS.
Macalysser Junior Da Cruz