indicies de liquidez
A liquidez geral é responsável por demonstrar a capacidade de pagamento que a empresa tem a longo prazo, levando em consideração tudo o que a empresa irá transformar em dinheiro, tanto a curto quanto a longo prazo, relacionando com tudo o que a empresa já possui de dívida a curto e longo prazo.
Gráfico 11: Liquidez Geral
Fonte: Relatórios da Companhia
É possível verificar que o índice não está totalmente bom, pois deveria ser igual ou maior que 1,0 para ser bom, pois indica que para cada 1,00 real de dívida que a empresa tem, ela tem apenas 0,82 para pagar no ano de 2010, melhorando a situação para 0,93 em 2011 e tendo uma pequena redução em 2012 passando para 0,92 centavos.
Acredita-se que essa redução é devida aos altos financiamentos adquiridos para a ampliação das lojas, compra das Lojas Maia, Lojas do Baú e mais a abertura de outras novas loja o que ajuda a liquidez geral a ter um índice mais baixo, esses financiamentos adquiridos que são investidos no ativo perante, e que somente mais tarde estarão dando lucro a empresa.
Endividamento Geral sobre o Patrimônio Líquido
Fonte: Relatórios da Companhia
Entende-se através do gráfico acima que no ano de 2010 o Magazine tem de cada 1,00 do seu patrimônio líquido o valor de 81,80 reais comprometido em obrigações com terceiros. No ano de 2011 para cada 1,00 de capital próprio disponível no patrimônio líquido tem-se 6,86 reais, melhorando de uma forma extraordinária a situação de 2010 para 2011 porém ainda extremamente alto e em 2012 piorou novamente passando para cada 1,00 do patrimônio líquido ter 8,20 reais comprometidos com terceiros. Essa situação complicada que ocorreu em 2010 veio devido ao baixo valor do patrimônio líquido, que somado o seu capital social e suas reservas tinha um valor de apenas 47.436 sendo incomparavelmente mais baixo do que as obrigações do passivo circulante e do que as obrigações adquiridas com as instituições financeiras. Esse valor melhorou em