plasticidade
Em trabalho realizado durante o semestre de mecânica dos solos, tivemos que calcular a plasticidade do solo que colhemos.
Primeiramente iremos explicar o que é plasticidade e como ela é divida, para depois explicar como a encontramos.
A plasticidade é definida como uma propriedade dos solos finos, que consiste na maior ou menor capacidade de serem moldados, sob certas condições de umidade.
Nesse trabalho observamos que a plasticidade é divida em três estados, que são : Estado liquido- umidade muito elevada, o solo se apresenta como um fluido denso.
Estado plástico – à medida que a água evapora o solo perde sua capacidade de fluir, mas pode ser moldado facilmente e conservar sua forma.
Estado semi-sólido - a continuar a perda de umidade o solo se desmancha ao ser trabalhado.
A figura ilustra esquematicamente esses estados físicos e suas fronteiras, chamadas de limites de consistência ou limites de Atterberg.
Estado líquido estado plástico estado semi-sólido estado sólido
LL LP LC w decrescente
LL = Limite de Liquidez LP = Limite de Plasticidade
LC = Limita de Contração
Apos um breve resumo, iremos mostrar como encontramos esses valores em uma tabela feita no Excel que foi proposto pela professora.
TABELA
Como foi visto na tabela, o Limite de Liquidez foi obtido com os números de golpes que pegamos ao usar o aparelho de Casagrande.
Limite de plasticidade (LP)
O limite de plasticidade é a umidade média entre as amostras existentes, como pudemos observar na planilha anterior, o LL neste caso será 3,3.
Após descobrir o LL, e ao conhecermos o Limite de Plasticidade que é a Umidade média entre as duas capsulas que tínhamos no trabalho, podemos descobrir o Indicie de Plasticidade que é dada através da formula:
Quanto maior IP mais plástico e mais compressível será o solo.