MÉTODOS DE ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Os índices de indicadores econômico-financeiros utilizados na analise e interpretação do balanço é importante, pois é possível realizar vários cálculos e obter resultados a serem estudados em vários aspectos. Para a gestão financeira ser positiva há necessidade de números em tempo hábil para as tomadas de decisões corretamente. Segundo Padoveze (2010, p.213) os índices são cálculos matemáticos efetuados a partir do balanço patrimonial e da demonstração de resultados, procurando números qe ajudem no processo de clarificação do entendimento da situação da empresa, em seus aspectos patrimoniais, financeiros e de rentabilidade. As analise são divididas através dos índices de Liquidez, Estrutura de Capital e Rentabilidades, serão explicados a seguir.
1.0 Indices De Liquidez
Mede a capacidade de pagamento da empresa em vários aspectos.
Liquidez Corrente; mede capacidade da empresa de pagamento a curto prazo, o ponto de referencia para analisar qual situação deste indicie é 1,00, na qual demonstra que pra cada 1 real de dívida a curto prazo a empresa tem 1,00 para pagar. Quanto maior o índice será melhor.
Liquidez corrente= Ativo Circulante Passivo circulante
Liquidez geral; mede a capacidade da empresa quitar suas dividas a curto e longo prazo, como referencia também 1,00. Analisa todo saldo a receber com o que tem saldo devedor.
Liquidez geral= Ativo Circulante+realizável a longo prazo Passivo circulante+passivo não circulante
Liquidez seca; mede a capacidade de pagamento das dívidas da empresa a curto prazo, porém desconsiderando seus estoques. Assim a empresa considera apenas valores recebíveis. Ponto de referencia para analise índice também segue á 1,00.
Liquidez seca = Ativo Circulante -estoques Passivo circulante
Liquidez imediata; Analisa a capacidade de pagamento total das dividas da empresa,