Indicadores sintéticos
Indicadores de pH
Indicadores de PH são substâncias que adicionado em pequenas quantidades a uma solução mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica. Estes corantes são dotados de propriedades halocrômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.
O ácido tem sabor azedo como o limão e a base sabor adstringente como o leite de magnésia.
Existem vários tipos de indicadores, veja abaixo a relação de alguns e como agem em meio a soluções:
Solução de fenolftaleína - é um indicador líquido que fica incolor em meio ácido e rosa intenso em meio básico, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio. É utilizado em titulações de ácidos com bases fortes.
Alaranjado de metila - Em uma solução começando a se tornar menos ácida, o alaranjado de metila tornar-se-á de vermelho para laranja, e caso o processo continue, para amarelo. Processo inverso ocorre para uma solução aumentando em acidez. Nesta aplicação como indicador, normalmente é utilizado em uma concentração em solução de 0,1 % (1 g / litro) e na titulação a 1 gota para cada 10 ml de líquido a titular. É utilizado na titulação de ácidos fracos com bases fortes. Portanto vermelho ácido, alaranjada fase de transição e amarelo básico.
Papel Tornassol - é um dos mais antigos indicadores e é prático, econômico e eficiente. Pode se apresentar na cor vermelha para testar base, azul para testar ácido e neutro para testar os dois.
O vermelho, em contato com uma base, muda para a azul. O azul, em contato com ácido, muda para a vermelho. O neutro, em contato com ácido, muda para vermelho e em contato com base muda para azul. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos presentes no indicador. É utilizado somente para determinar, se é a ácido ou base, pois não indica, por