INDICADORES NATURAIS E SINTÉTICOS
Indicadores visuais naturais ácido-base são aqueles feitos a partir de materiais orgânicos, facilmente encontrados no meio ambiente. Utiliza-se de métodos simples para obter seus extratos, que, podem ser ácido ou base fracos com equilíbrio químico facilmente deslocável. Quando adicionados a uma solução, os indicadores ligam-se aos íons H+ ou OH-, e, a ligação a estes íons faz uma alteração na configuração eletrônica dos indicadores, e consequentemente, altera-lhes a cor. Logo, podemos dizer que eles apresentam a propriedade de mudar de cor em regiões de diferentes concentrações de pH (potencial hidrogeniônico), possuindo determinadas colorações em meios ácidos, básicos, e, alguns (?), em meios neutros.
A obtenção de indicadores naturais pode ser feita a partir do repolho roxo, da beterraba, do pinhão, das pétalas de rosas vermelhas, das amoras, do chá-mate, da papoula, etc.
1.1 PREPARAÇÃO DE INDICADORES NATURAIS
-Repolho Roxo:
Primeiro, deve-se picar as folhas do repolho roxo em pedaços e colocar num béquer de 1000ml contendo 500ml de água destilada. Aquece-se a mistura por cerca de meia hora. Isso fará com que a água extraia a pigmentação do repolho que nesse caso agirá como indicador. Filtra-se a água para retirar os pedaços e deixar apenas o extrato de repolho.
-Papoula:
Inicialmente, deve-se colocar cerca de 300ml de etanol num béquer,depois adicionar algumas pétalas da papoula e macerar as pétalas até que percam a cor e o álcool tenha adquirido uma cor escura.Depois remova as pétalas de modo a obter um líquido translúcido.
1.2 PRÁTICA LABORATORIAL
Na prática laboratorial experimental utilizou-se dos indicadores feitos a partir da flor papoula e do repolho roxo. Estes foram postos em tubos de ensaio contendo soluções de substâncias com diferentes carácteres (neutro, ácido, básico). Observou-se que ambos apresentavam várias faixas de viragem (mudança de cor de acordo com o pH ). O indicador feito a partir do cozimento do