etica
Introdução
As constantes alterações de mercado impõem hoje em dia às empresas novas regras de funcionamento, essencialmente fundamentadas num melhoramento contínuo. Medir a performance, assim como recolher toda a informação essencial, são hoje em dia, funções vitais de uma empresa.
A pressão da concorrência, assim como as incertezas do mercado, restringem os clássicos princípios estratégicos fundados essencialmente sobre uma planificação a longo prazo. Hoje em dia, mesmo que seja importante definir um objectivo, é necessário efectuar boas escolhas perante as várias alternativas
Este trabalho tem como intuito analisar o objectivo e importância do Tableaux de Bord como instrumento de análise e auxílio de gestão Empresarial.
Numa primeira fase desenvolveu-se o trabalho sobre a evolução histórica do tableaux de Bord e das diversas transformaçãoe qualitativas de que foi alvo.
A segunda tarefa será feita uma abordagen comparativa emtre o Tabeaux de Bord e o TBC, quais as principais diferênças,
Breve história
O Tableau de Bord, foi desenvolvido nos anos sessenta em França, como um documento onde se apresentavam diversos rácios para o controlo financeiro, evolui para uma combinação de indicadores financeiros e não financeiros sendo segundo Fernández (2003), um instrumento de medida de desempenho que facilita a pilotagem “pro activa” de uma ou varias actividades ou da organização como um todo, contribuindo para a redução da incerteza e facilitando a previsão de risco inerente a todas as decisões.
O surgimento em França do Tableau de Bord (TDB), no campo da gestão, remonta a 1932, como reacção à inadequação dos dados contabilísticos para a tomada de decisões, situação que certamente se tornou mais evidente com a crise de 1929.
Existem variados conceitos e modelos de «tableaux de bord», no entanto este instrumento de gestão e de acção deve apresentar-se muito sintético, rápido e frequente