Indicadores Macroeconômicos
• Indicadores de atividade econômica
Os indicadores de atividade econômica auxiliam nas análises da saúde financeira da empresa (balanço). Essa análise deve estar acordada com a alta administração de como será realizado o acompanhamento da situação atual da empresa (rentabilidade, patrimônio, atividade). Esses indicadores devem ser utilizados para evidenciar a posição atual da empresa e mostrar as tendências futuras. Com base nisso é possível criar cenários e definir qual será a estratégia que a empresa deve adotar para investimentos (bancário, no patrimônio, novos produtos, inovação, etc) levando em conta a tendência do mercado interno e externo e os riscos que cada cenário pode ocasionar.
Esses indicadores alinhados as 5 forças de Porter (rivalidade entre concorrentes, barreira a entrada de concorrentes, poder de barganha dos clientes, poder de barganha dos fornecedores, bens substitutivos) ajudam a definir como a empresa está contextualizada e também quais cenários devem ser executados para trazer maior rentabilidade ou então menos exposição.
• Índices de inflação
Os índices de inflação são usados para medir a variação dos preços e o impacto no custo de vida da população (reflete o custo de vida de família). Quando há um aumento desse índice as empresas são impactadas, pois as famílias perdem o poder aquisitivo e assim as empresas não vendem e ficam com mercadorias estocadas (estoque vai depreciando, porque a inflação impacta no valor do bem).
Muitas vezes o Banco Central intervém mexendo nas taxas de juros para conter o aumento e com isso as taxas de empréstimo aumentam, fazendo com que as empresas gastem mais afetando o seu lucro.