ATPS
O filme Tempos Modernos (Modern Times, EUA 1936 Direção Charles Chapelin) , que trata do último filme Mudo, focalizando a vida , levando grande parte da população ao desemprego: fala sobrea Revolução Industrial, após a crise imediata de 1929. Fica evidente a grande insegurança causada pela crise.
Trabalhadores eram tratados como peças de grande engrenagem, realizavam serviços extremamente braçais, movimentos sincronizados e repetitivos. Não há preocupação por parte da empresa com o bem estar condições de trabalhos.
Chaplin nos passou a imagem social mostrando as máquinas tomando o lugar do homem e deixando-os escravos das atividades dentro da empresa. Com as mudanças Chaplin teve um colapso nervoso por excesso de trabalho, e foi parar no hospital, tendo que ficar internado por um bom tempo. Quando recebe alta do hospital, já percebe que houve outras mudanças, as empresas estavam fechadas e nas ruas costumavam ter comissões de protestantes.
A situação atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas , atualmente na produção industrial, a condição sócio - econômica do homem continua relegada a segundo plano. Podemos constatar, através do filme, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinham como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.
Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais. Fato esse que deixava - os muitas vezes estafados e/ou neuróticos (robotizados) em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários e em virtude dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como pauta de