Indicadores de sustentabilidade
Adagenor Lobato Ribeiro 1
Resumo: Explica a pertinência da teoria de sistemas na construção de indicadores de desenvolvimento sustentável na Amazônia e a elaboração de Agendas 21 locais. A metodologia defendida como adequada para a materialização do conceito de indicadores na região é a quantitativa. Resultado esperado é a produção de um conjunto de indicadores capazes de mensurar o atual estágio de desenvolvimento, caracterizando a distância que o separa de sua sustentabilidade. Finalizando, são propostas recomendações e direções. Palavras-chave: teoria de sistemas; indicadores; sustentabilidade; desenvolvimento sustentável; Agenda 21.
SYSTEMS, INDICATORS AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT
Abstract: The objective of this work is to explain the pertinence of the teroria of systems in the construction of indicators of maintainable development in the Amazonian and elaboration of Agendas 21 local. The protected methodology as appropriate for the materialization of the concept of indicators in the region is the quantitative. Expected results are the production of a group of indicators capable of measure the current development, characterizing the distance from sustainability. Finally, recomendations and directions are proposals. Key words: Theory of systems; indicators; sustainability; sustainable development; Agenda 21.
1 INTRODUÇÃO No alvorecer do novo século, as preocupações com o meio ambiente crescem em todo o planeta. A desintegração do ecossistema global é um atentado a todas as formas de vida existentes na terra. A complexa organização da matéria, onde se incluem todas as formas de vida, realiza no planeta um grande processo que forma a atmosfera, o clima, o solo, a água, e outros aspectos ecológicos essenciais para a existência da vida.
1
Mestre em Ciência da Computação, Doutorando em Desenvolvimento Sócio-Ambiental, Professor Adj. I da UFPA – Tv. do Chaco, 729 Apt. 1601 – 66085-080 Belém-PA, e-mail: