Indicadores de sustentabilidade
É cada vez mais comum ouvirmos falar em Unidades de Conservação, que devemos preservar as nossas áreas verdes e a importância de se realizar um desenvolvimento sustentável. Tais expressões e discursos são utilizados frequentemente nos últimos 10 anos, depois do “bum” do “marketing verde”, mas elas já existem há décadas.
Conforme dados do IBAMA (1989), a primeira UC do Brasil foi criada em 1896, o Parque Estadual da Cidade de São Paulo. Os primeiros Parques Nacionais foram inspirados na experiência norte-americana, conceituados a partir da idéia de criação de Monumentos Naturais ou de Territórios, que por sua unicidade tivessem valor cientifico e estético. O primeiro foi o Parque Nacional de Itatiaia, criado em 1937, seguido pelo Parque Nacional do Iguaçu, em 1939.
É importante lembrar que as UCs, com a Lei 9.985/2000, foram divididas em dois grupos: As unidades de proteção integral e as unidades de uso sustentável, cada um com objetivos específicos legalmente definidos. No entanto o que se percebe é o desconhecimento da população sobre o que é uma Unidade de Conservação e qual o seu papel. Sem entender esses conceitos básicos a população não pode conhecer a realidade dessas UCs, e portanto, não contribuirão para a conservação das mesmas.
O papel do jornalismo ambiental
O comunicador, principalmente o jornalista, tem um importante papel neste aspecto, uma vez que ele desempenha a função de formador de opinião. Diferentes autores da comunicação explicam o papel deste como formador de opinião na sociedade e sua influência para ditar não só moda, como formas de pensar, idéias, entre outros. É por isso que se exige, pelo menos na teoria, ética e responsabilidade por parte destes profissionais que trabalham com comunicação.
É a responsabilidade de caráter social da comunicação. Social, porque mostra a