Engenharia
FORMOSO,Calors T,DE CESARE,ClaudiaM,LANTELME,Elvira M.V,SOIBELMAN,Lucio.As perdas na construção civil:Conceitos,classificações e seu papel na melhoria do setor.Porto Alegre:Nucleo orientado para a inovação da edificação(NORIE),1996.
1)Qual e o objetivo de estudo?
O desperdício na construção civil e como minimizar isso.
2) Qual o objetivo dos autores?
Mostrar as maneiras mais praticas de economizar mesmo sabendo das perdas e conscientizar sobre o uso irracional de materiais e mão de obra.
3)Quais as questões/hipóteses colocadas por eles?
Conceitua a perda de materiais e os ciclos provenientes do fluxo destes. Classifica mostrando o controle necessário para se ter um ideal percentual de baixas perdas.Mostra suas origens funções e como intervir nelas.
4)Palavras chaves:
Perdas,construção civil,material,desperdício.
5)Tipo de trabalho:
Pesquisa bibliografia
6)Método ou caminho:
Pesquisa bibliográfica
7)Conclusão do autor:
Ele mostra que ainda é insatisfatório os resultados e foram poucas realizadas. E precisa-se ser refeitos e aumentados em qualidade a coleta de tais dados e apoiados por universidades e demais interessados.
Ainda há uma diferença de qual tipo de perda há em cada situação e precisa-se de novos métodos de gestão. Algumas perdas seriam facilmente previstas e evitadas caso houvesse um incentivo maior e também deve ser revisto o próprio conceito de perda.
8) Citações.
"... as perdas...devem ser entendidas como qualquer ineficiência que se reflita no uso de equipamentos,materiais,mão de obra e capital em quantidades superiores àquelas necessárias à produção da edificação."
"Contudo,pode-se admitir que existe um nível aceitável de perdas.."
"...as perdas podem ser classificadas da seguinte forma..(a) Perdas inevitáveis(ou perda natural)..(b) Perdas evitáveis..."
"As perdas segundo sua natureza...(a) Perdas por