Indicador de sustentabilidade
No mundo globalizado vemos constantemente que as organizações passam por importantes transformações, por avanços tecnológicos, grandes descobertas científicas e mudanças bruscas na natureza, e em decorrência dessas transformações surgem o conceito utilizado hoje para definir o que é Desenvolvimento Sustentável ou Sustentabilidade, sendo que este conceito preconiza que toda tomada de decisão empresarial e governamental deve integrar ações sociais, econômicas e ambientais para todos os níveis da sociedade.
Desde então, poucas organizações se preocuparam em efetivamente agregarem à sua estratégia de negócio ações sociais e ambientalmente corretas, se preocupando apenas com ações economicamente viáveis e principalmente lucrativas. Porém o conceito de desenvolvimento sustentável ganha força em decorrência da emergência de outros temas tão importantes quanto, como governança corporativa e a cultura.
A cultura tem como bases determinantes para as demais ações sejam sociais, ambientais e até mesmo econômicas, praticadas pelas empresas. É a cultura como identidade de uma sociedade, como característica inerente e que vai permitir ou não a adesão às outras ações. Ela permeia toda e qualquer ação promovida pela sociedade e dizem respeito a crenças, comportamentos, valores, regras morais que identificam uma sociedade. Portanto, toda ação sustentável deve ser ambientalmente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceita.
No cenário atual as organizações não são só convidadas, mas também obrigadas, a adotarem práticas sustentáveis e principalmente a prestarem conta com transparência de todas as suas ações. Mas, anterior a isso devem estar obrigatoriamente atentas na adoção de práticas não questionáveis. Ou seja, ainda que atendam o então considerado principal pilares da sustentabilidade