Identificação de substancias
Determinar densidade de amostras sólidas e relacionar suas densidades com concentração de solução; Identificar cátions metálicos através do teste da chama.
2. Introdução
Identificar substâncias é um trabalho essencial para um químico, nesta prática identificamos substancias levando em consideração duas propriedades físicas: densidade e teste de chama. A densidade de um corpo define-se como a razão entre a massa e o volume desse corpo, geralmente varia de acordo com a temperatura e concentração da substancia. Facilmente encontra – se a massa da substancia pesando – a em uma balança, mas, recomenda – se mais de uma medição de volume para aumentar a precisão do cálculo. O teste da chama é um procedimento para detectar a presença de alguns cátions metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
3. Procedimento experimental e resultados Parte A: Determinação de densidades de sólidos (alguns metais) por leitura indireta de volume.
Pesou – se um erlenmeyer de 125 ml com tampa limpo e seco em uma balança