Economia procura e oferta agregada
Índice Lista de abreviaturas e siglas 2 INTRODUÇÃO 4 Macroeconomia 5 A diferença entre o curto e o longo prazo 5 Procura agregada 6 Curva da Procura Agregada 7 Curva da Procura com Inclinação Negativa – influência da inflação 7 Deslocações da Procura Agregada 8 Oferta agregada 9 Determinantes da Oferta Agregada 10 Efeito Combinado do Aumento dos Custos e Crescimento do Produto Potencial 11 Deslocações da curva da oferta agregada 12 EQUILÍBRIO MACROECONÓMICO 12 Modificações no equilíbrio de mercado 13 CONCLUSÃO 15 BIBLIOGRAFIA 16
Lista de abreviaturas e siglas
P - preço
Q - quantidade
E – ponto de equilíbrio
AD – procura agregada
AS – oferta agregada
INTRODUÇÃO
Este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de economia, no qual vamos falar dos fundamentos da procura e oferta agregada.
A proposição de que existe uma curva da procura agregada “bem comportada”, ou seja, uma relação inversa entre o nível de preços e o nível de procura efetiva real da economia, é a base do consenso da macroeconomia.
A economia só pode estar sujeita a uma restrição de procura agregada quando houver rigidez de preços e/ou salários nominais. Somente por conta da suposta validade da curva da procura agregada negativamente inclinada se pode dizer que a curva da oferta agregada de longo prazo (longo prazo este que é definido como prazo suficientemente longo para que preços e/ou salários nominais sejam suficientemente flexíveis) coincide com o nível de produto potencial.
Quando a procura e a oferta agregadas se interligam diz-se que existe um equilíbrio macroeconómico que é quando as quantidades oferecidas de bens e serviços pelas empresas são iguais à quantidade procurada por parte dos agentes