procura agregadas
Capítulo 8- Procura e oferta agregada
1
8- Equilíbrio macroeconómico
8.1- Procura agregada
8.2- Oferta agregada
8.3- Equilíbrio macroeconómico
8.4- Modificações no equilíbrio macroeconómico
2
8- Fundamentos da procura e oferta agregada
8.1- Procura agregada
3
Procura agregada
Procura agregada (AD) é a quantidade total ou agregada da produção que se pretende adquirir com um determinado nível de preços, mantendose tudo o resto constante. Também é definida como a despesa pretendida em todos os sectores de economia.
4
A procura agregada é composta por 4 componentes: o Consumo (C): Despesas em bens e serviços finais efectuadas pelas famílias; o Investimento (I): Formação bruta de capital fixo mais variação de existências (ex: Compras de edifícios, equipamentos, e acumulação de existências) o Gastos públicos (G): Despesa pública em bens e serviços e pagamento de salários aos funcionários públicos. o Exportações líquidas (X): Exportações dos bens produzidos num país menos as importações de bens oriundos dos outros países.
Curva da procura agregada
A curva da procura agregada (AD) mostra a despesa (PIB) real para cada nível de preços, mantendo-se tudo o resto constante.
Nível de preços
P
C
I
G X
AD
PIB real
A figura mostra a curva da procura agregada e as suas 4 componentes. No nível de preços P, podemos ler nível de consumo, de investimento, de gastos públicos e de exportações líquidas. A soma dá a despesa real agregada. 5
Inclinação da Procura Agregada
A curva da procura agregada tem inclinação negativa devido ao efeito oferta de moeda.
O efeito oferta de moeda significa que quando o nível de preços aumenta, mantendo-se fixa a quantidade nominal de moeda, a oferta real de moeda diminui, e o dinheiro torna-se mais escasso.
Dada a lei da escassez, com dinheiro mais escasso, a taxa de juro aumenta e o crédito torna-se mais difícil de se