Indicadores de recursos humanos
Gestão em Recursos Humanos
Indicadores de Recursos Humanos
Goiânia,
Novembro 2012.
Faculdade Estácio de Sá de Goiás
Gestão em Recursos Humanos
Indicadores de Recursos Humanos
Trabalho apresentado como exigência parcial para avaliação da disciplina Métricas em RH, sob orientação da Profº Ludmilla Costa
Goiânia,
Novembro 2012.
2. Revisão teórica
2.1. Conceito de Indicadores
São dados ou informações que representam um determinado fenômeno e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados. Servem para compreender e controlar um determinado processo, bem como contribuir para definição de suas metas de desempenho. “Indicadores são procedimentos ou regras que associam práticas sóciotécnicas a escalas, que descrevem hierarquias ou ordens de preferência nos estados do mundo” (Barbará, 2008, p. 293). As escalas são conjuntos ordenados de todos os valores que as práticas em questão podem assumir e às vezes são semelhantes a uma régua graduada.
“Indicadores podem ser objeto de relatórios ou demonstrativos periódicos (mensais, trimestrais, anuais etc.). Podem, ainda, compor balanços ou balancetes sobre gestão de Recursos Humanos” (Assis, 2005, p. 88).
2.2. Tipos de Indicadores
2.2.1- Indicadores Demográficos
“Têm como objetivo ajudar na compreensão da força de trabalho ou do capital humano disponível, através de dados relativos a diversos indicadores” (Assis, 2005, p.19). Indicadores demográficos auxiliam no entendimento da quantidade, da disponibilidade, da diversidade, da rotatividade e da formação dos recursos humanos.
2.2.2- Indicadores Financeiros
“Diz respeito ao investimento que empresas fazem em pessoas, tanto empregados como recursos humanos, de forma geral, com os quais Organizações mantêm determinadas relações de trabalho” (Assis, 2005, p. 63).