Administração Financeira
Introdução
- As transformações organizacionais, os novos desafios competitivos do presente e do futuro também têm ocupado lugar de destaque na pauta dos executivos que dirigem as grandes organizações.
- A área de recursos humanos vem acompanhando esse processo de mudança buscando posicionar-se no contexto organizacional de forma a preservar e ampliar seu espaço.
- Pretende-se identificar as alternativas que vêm sendo adotadas pelas organizações pesquisadas e avaliar a sua eficácia em corresponder aos objetivos que se propõem.
- O presente capítulo adotou abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas. Na abordagem qualitativa, realizou-se um survey com profissionais de recursos humanos, visando identificar sua percepção sobre as diferentes metodologias de mensuração de resultados. A abordagem qualitativa, realizou-se também um estudo de caso em uma organização nacional bastante conhecida pela sua imagem empresarial e pela qualidade de suas políticas de gestão de pessoas. Optou-se por essa empresa por ser uma organização de capital integralmente brasileiro, conduzida por crenças e valores muito arraigados em sua cultura, com projeção significativa e reconhecida como inovadora.
Referencial Teórico
- Entende-se por gestão de pessoas a forma pela qual a organização orienta o comportamento humano no trabalho (FISCHER, 2002). Deve se diferenciar a área de recursos humanos do modelo de gestão de recursos humanos (DUTRA, 2001). Nosso foco é a mensuração de resultados da área de recursos humanos, enquanto um conjunto de políticas, processos, práticas e profissionais especializados nessa função.
- A partir da década de 60, fruto do aumento da influencia da escola de relações humanas, as empresas passam a se utilizar mais frequentemente da expressão Administração de Recursos Humanos, em lugar de Administração de Pessoal e Relações Industriais. No