Indicadores de marketing
Corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização para melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho. O objetivo principal é orientar o fluxo dos consumidores dentro do PDV, facilitando a identificação das seções e produtos, facilitando a compra.
2- DEFINA OS 4 TIPOS DE LAYOUT COM SUAS CARACTERÍSTICAS. a) Pista – fornece um corredor principal, para facilitar o fluxo de clientes. Ex.: C & A e Riachuelo. b) Butique – prioriza mini-lojas, dentro do mesmo espaço. Cada depato ou categoria ocupa um espaço bem definido, semi-separado. Ex.: tok & stok. c) Grade – contém gôndolas largas de mercadorias e corredores em um padrão repetitivo. Ex.: extra, pague menos, supermercados. d) Forma livre – arranja os móveis e os corredores de forma assimétrica.
Ex.: bares, salão de beleza. 3- QUANDO TRABALHAMOS A DISTRIBUIÇÃO GERAL DO ESPAÇO DE UM PDV, CONSTATAMOS A EXISTÊNCIA DE 4 ÁREAS DE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS. DEFINA AS MESMAS E SUAS CARACTERÍSTICAS.
1ª parte(azul): vitrines e áreas de entrada - é nessa parte da loja que colocamos vitrines, ou seja as iscas para atrair os clientes.
2ª parte(amarelo): área fria – produtos de compra por impulso, o cliente já encontra-se dentro da loja, mas ainda não percebeu a loja. Nessa parte da loja que colocamos produtos novos ou em oferta.
3ª parte(laranja): área morna – zona de cognição, nesse setor, deve-se colocar os principais produtos da loja, principalmente aqueles que o cliente demora um tempo maior para escolher.
4ª parte(vermelho): área quente – produtos de destino. Onde fica os produtos essências de sua loja. Faz o cliente percorrer por toda sua loja, até chegar ao produto que ele busca.
4- DEFINA DEPARTAMENTALIZAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O CONCEITO DE SETOR.
Processo de agrupar pessoas e setores em unidades de trabalho gerenciáveis, para atingir os