Indicadores de desempenho
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da implementação de indicadores de desempenho em uma organização bem como demonstrar alguns passos que possibilitem uma melhor identificação e aplicação destes indicadores.
A melhoria das avaliações internas para a obtenção de dados de desempenho organizacional que sejam confiáveis e que mostrem que as empresas estão atingindo o desempenho ideal, tem sido uma das maiores preocupações das organizações modernas.
A melhoria do desempenho nas organizações brasileiras teve início em 1993 com a implementação de Sistemas de Qualidade baseados nas normas da série ISO 9000. Neste ano havia 19 certificados e atualmente a mais de 9.766. Com isso as empresas passaram a ter um ambiente mais organizado e tiveram que passar a medir o desempenho de seus produtos, processos, índice de reclamações de clientes, percentual de retrabalho, etc.
Contudo, o novo desafio das organizações é a melhoria do controle do desempenho na obtenção de dados confiáveis e representativos e no estabelecimento dos padrões de comparação e de desempenho.
1 Desempenho Organizacional
Atingir os resultados desejados por uma organização é o principal objetivo do gerenciamento do desempenho. Para isso é necessário que a organização e todos os seus subsistemas (processos, departamentos, colaboradores) trabalhem juntos em um modelo ideal que garanta o resultado.
A análise de desempenho dos profissionais, os treinamentos e o trabalho de planejamento e orçamento são atividades feitas para a melhoria do desempenho, porém sozinhas não garantem resultado. Portanto, todos os desempenhos de processo, funcionais, individuais, etc., devem estar alinhados apropriadamente de modo que influenciem positivamente os resultados de desempenho globais.
Existem métodos para a melhoria do desempenho que focam em resultados e outros não como por exemplo o gerenciamento do conhecimento. Estes dois métodos podem ter finais