Indicadores de atividade
GIRO DOS ATIVOS (IGA) Este índice mede a capacidade da empresa em transformar seu ativo em receita. "O Giro do Ativo mostra a quantidade de vezes que empresa recuperou o valor de seu ativo por meio de vendas em um período de um ano. Ele é bastante dependente do setor de atuação da empresa". A empresa estudada apresenta baixos giros em todos os anos. Isto pode ser explicado, exatamente, pelo ramo da empresa, no caso indústria, onde a maior parte dos seus ativos se concentram no ativo imobilizado.
GIRO DOS ESTOQUES (IGE) O Giro dos Estoques apresenta a quantidade de vezes que a mercadoria foi reposta durante um período de um ano, ou seja, quanto a empresa está transformando seu estoque em resultado. Sendo assim, quanto maior o IGE, maior será as vendas, e consequentemente, maior a lucratividade. Na empresa analisada o giro dos estoques foi de 5,61, 5,42, 4,75 e 4,28. Isto significa que a empresa girou seus estoques em média 5 vezes ao ano, e o fez a cada 72 dias.
PRAZO MÉDIO DE ESTOCAGEM DE MATÉRIA PRIMA (PME) O prazo médio de estocagem de matéria prima indica o tempo médio que a matéria prima permanece no estoque até ser consumida no processo de produção. A matéria prima da empresa em estudo leva, em média, de 18 a 22 dias, à espera de ser consumida no processo de produção. Em relação ao giro encontrado, nos anos de 2009, 2011 e 2012 foram maiores que o PME dos respectivos anos, todos superiores a 19 dias. Somente em 2009, o giro foi um pouco menor que o PME, girando em torno de 16 dias.
PRAZO MÉDIO DE