INDICADORES COMO FERRAMENTA DE APOIO A GESTÃO
Resumo: Indicadores são importantes artifícios para captar informações relevantes dos processos avaliados e auxiliar o gestor nas tomadas de decisão. A elaboração destes indicadores é missão complexa e totalmente dependente da aplicação e do objetivo almejado pelos gestores. A proposta deste artigo é identificar o que existe em termos de normas e modelos para criação de indicadores, bem casos de empregos destes e os resultados obtidos.
Palavras-chave: Indicadores. Avaliação. Gestão.
1 INTRODUÇÃO
O sucesso de um dado projeto está diretamente relacionado com o gerenciamento de todos os processos inerentes desde o início até sua conclusão. Neste cenário, é de vital importância à presença de um gestor com capacidade de avaliar o bom andamento das atividades para verificar não só o cumprimento do cronograma proposto, bem como a utilização dos insumos, dos recursos humanos empenhados e de todas as variáveis que possam impactar na realização do projeto.
O uso de indicadores para o acompanhamento e monitoração de atividades no decorrer de um projeto é de suma importância para o sucesso deste já que pode alertar o gestor quanto a desvios em tempo de poder ser criada uma situação de contorno para o problema que se apresenta ou até mesmo resolvê-lo em tempo de produção.
O gestor deve estar sempre atento não só ao retorno que é passado pelos líderes de equipe, mas também a informações que levem a uma percepção do real andamento dos trabalhos e para tal a definição de indicadores e a constante monitoração destes serão importante ferramenta de auxílio ao gestor durante o interstício do projeto.
Na sequencia serão abordadas as fundamentações teóricas utilizadas para identificar as melhores praticas para a criação de indicadores como ferramenta de apoio a gestão de projetos bem como alguns casos de sucesso do emprego destes.
2 INDICADORES COMO FERRAMENTA DE APOIO A GESTÃO
O presente trabalho