independencia do EUA
Independência dos EUA
Profº: Flavio
Disciplina: Historia
Nome: Wesley Leonardo Nº: 44 Serie: 2ºC
Introdução: Na atualidade, os EUA é um dos países mais poderosos de todo o planeta, é um país muito rico, com uma economia responsável por mais de um quarto da população mundial. Os EUA antes da independência era formado por treze colônias controladas pela metrópole, Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses utilizavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana com relação aos impostos e taxas cobradas dos colonos norte – americano.
- Liberdade (os colonos se autogovernam): Com o decorrer da colonização, o projeto de autonomia dos colonos foi crescendo, principalmente nas colônias da região centro-norte, onde foram criados os sistemas de autogoverno representativo dos colonos, chamado de self-government.
Nas colônias do norte desenvolveu-se uma produção agrícola baseada na policultura e na pequena e média propriedade rural. Além disso, destacou-se a extração de madeira e peles, a atividade pesqueira de caça à baleia e um dinâmico comércio marítimo com as Antilhas e regiões da África (ao contrário do que ocorria no Brasil colonial, os colonos ingleses não eram proibidos de realizar comércio com estrangeiros).
Nas colônias do centro desenvolveu-se, também, uma agricultura diversificada, baseada na média e pequena propriedade, destacando-se as culturas de trigo, cevada e centeio, além da criação de bois, cabras e porcos. O comércio tornou-se expressivo com a exportação de madeira, peles, peixe seco e a importação de açúcar, vinho etc. Nessas regiões centro e norte desenvolveram-se colônias relativamente autônomas que escaparam de uma exploração colonial intensa, característica, por exemplo, das colônias espanholas e portuguesas.
- A influencia puritana: O Puritanismo é a principal tradição