Visualização de células HeLa em mitose: marcação da tubulina e do DNA
1186 palavras
5 páginas
Visualização de células HeLa em mitose: marcação da tubulina e do DNAIntrodução
O ciclo de vida de um organismo está intimamente ligado à Divisão Celular. Este processo desempenha um papel fundamental no crescimento e na regeneração dos tecidos de organismos pluricelulares, e também na reprodução dos seres vivos.
O período entre duas divisões celulares é definido por Ciclo Celular. Este está dividido em duas fases, Interfase (subfases G1, S e G2) e Fase Mitótica (Mitose e Citocinese).
A mitose é uma divisão celular que ocorre nos seres eucariotas. De forma prática, podemos entender que na mitose a célula se duplica para dar origem a duas novas células. Estas são conhecidas como células filhas (formadas a partir da divisão celular) e são idênticas uma à outra, uma vez que foram formadas a partir de uma única célula. A mitose divide-se em 4 etapas:
A primeira etapa é a prófase. Nesta fase inicia-se a condensação do material genético em cromossomas. Material este que foi replicado na fase S. Os cromossomas são constituídos por dois cromatídeos idênticos unidos por um centrómero. O invólucro nuclear desagrega-se. Os centrossomas iniciam a sua deslocação para os pólos e começa, assim, a formar-se o fuso acromático.
A segunda etapa é a metáfase. Nesta fase os cromossomas, já na sua máxima condensação e já ligados às fibrilas do fuso acromático, dispõem se em placa equatorial.
A seguir à metáfase, segue-se a anáfase. Após a clivagem do centrómero, os dois cromatídeos separam-se e os novos cromossomas migram em direção aos dois pólos da célula, devido ao encurtamento das fibras do fuso acromático. Por fim ocorre a telófase. Nesta etapa, forma-se uma membrana à volta de cada conjunto de cromossomas e estes começam a descondensar-se ao desaparecer o fuso acromático, ocorrendo uma distribuição equitativa do citoplasma. Os nucléolos reaparecem. Por fim, ocorre a citocinese, divisão do citoplasma, e a formação de duas células filhas idênticas à célula mãe.