independencia das colonias
Crise colonial
* Raízes do processo emancipatório
A partir do século XVIII, o sistema colonial implantado na America por espanhóis eportugueses foi afetado por uma série de transformações, em que alguns elementos entraram em conflito com a ordem colonial estabelecida, e o sistema entrou em crise.
Elites coloniais X metrópole
Osistema colonial promoveu a exploração das riquezas das colônias para beneficiar os governos e comerciantes metropolitanos, mas depois do primeiro século de colonização esse padrão passou a sercontestado por colonos que entraram em conflito com as autoridades coloniais que cumpriam as determinações da metrópole. As raízes desses conflitos estavam inseridas nas condições internas do própriosistema colonial, pois para que a metrópole pudesse continuar explorando as riquezas das colônias eles precisavam incentivar o desenvolvimento da economia colonial, mas ao fazer isso os colonos acabavamadquirindo maior poder socioeconômico para continuar lutando por seus interesses e contra a exploração da colônia feita pela metrópole. A maioria dessas revoltas foi promovida pelas elites coloniais, quelutaram para defender seus interesses, colaborando para colocar em crise o colonialismo mercantilista.
Capitalismo industrial e mercantilismo
Alem das condições especificas que motivaram asdiversas revoltas coloniais, outro fator básico que contribuiu para essa crise foi o choque entre as características do colonialismo mercantilista e as práticas econômicas do capitalismo industrial doséculo XIX.
Para o capitalismo não era interessante que a colônia fosse dominada politicamente pela metrópole, ou seja, não era conveniente a existência do monopólio, assim como a produção dependente devarias formas de trabalho compulsório tendente para o escravismo também não era um bom negocio para o capitalismo.
Necessidade de mercado livre
Na lógica do capitalismo, para que os donos