Pensamento e Linguagem na visão filosófica
A linguagem, segundo os cientistas, é uma função inerente que permite que o indivíduo simbolize o seu pensamento e decifra o pensamento do outro, através dela facilita a troca de experiências e conhecimentos. O principio da linguagem é resultado de um processo de socialização do ser humano onde vive, pois é estimulado pelo meio onde ocorrem as adaptações e transformações que proporciona associações diversas. O pensamento precede a linguagem, pois também precede outra forma de pensamento.
Os filósofos da linguagem não abrangem muito com o significado das palavras ou frases, eles investigam a relação entre o significado da verdade.
Aristóteles afirma que somente o homem é um “animal político”, isto é, porque somente ele é dotado de linguagem. Os outros animais possuem voz, mas somente o homem que possui a palavra que vai constituir uma vida social. A linguagem é apropriada para a comunicação do ser humano que da relação com o mundo e com os demais indivíduos, tanto na vida social, politica, pensamento etc.
Platão considera que, “a linguagem pode ser um medicamento ou um remédio para o conhecimento, pois pelo diálogo e pela comunicação, conseguimos descobrir nossa ignorância e aprender com os outros”. Podendo também nos enganar e sermos seduzidos pela palavra. Fazendo com que aceitamos o que ouvimos, sem que indaguemos se tais palavras são verdadeiras. A linguagem pode ser conhecimento, comunicações mais também podem ser fascinadas com o que vimos e lemos.
A linguagem exprime pensamentos, possuindo uma função de conhecimento, aprendizagem e expressão, através da linguagem uma mesma palavra pode exprimir sentidos e significados diferentes, pois depende do sujeito que a emprega, a circunstancia em que foi aplicada e depende do contexto que foi utilizada.
http://oficinadefilosofiacap.wordpress.com/2011/12/07/linguagem-e-pensamento/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_linguagem leide tem um artigo