Crowdfunding como tendencia no mercado de eventos
Com a ampliação do acesso à Internet, o desenvolvimento das mídias digitais, a explosão das Redes Sociais e das novas formas de comunicação no início do Século XXI, abriram-se novas perspectivas para o desenvolvimento de metodologias inovadoras que contribuessem para o aperfeiçoamento de antigas formas de criação e financiamento de projetos.
A revolução digital trouxe algumas facilidades para as ferrametas de financiamento. Por um lado, a redução significativa de custos de comunicação, de estocagem e acesso a novos mercados. Por outro, o aperfeiçoamento dos mecanismos de busca e a possibilidade de encontrar com facilidade pessoas e temas de interesses em comuns através das Redes Sociais.
Nessa contexto surge o Crowdfunding, uma versão aperfeiçoada da conhecida Vaquinha. Uma modalidade virtual de financiamento coletivo (muitos contribuindo com pouco para viabilizar um projeto) que vem ganhando espaço no mundo. No Brasil, ainda incipiente em se comparando com os volumes movimentados nos EUA, é pouco aproveitado em parte devido ao despreparo das pessoas para lidar com as ferramentas disponíveis, mas através de dados estatisticos divulgados por instituições ligadas a essa plataforma, é possível afirmar que o crowdfunding será uma tendência no mercado de eventos, portanto, os produtores deverão se capacitar para lidar com mais essa ferramenta.
.
Crowdfunding como tendencia no mercado de eventos
O nome em inglês para essa espécie de “vaquinha virtual” significa financiamento (funding) por intermédio da coletividade (crowd), ou seja, é um financiamento coletivo para novas ideias.
O financiamento coletivo tem ganhado grande visibilidade no cenário atual, e esse crescimento tem muita influencia das possibilidades que a internet propiciou para esse modelo. Em 2009 o site norte-americano Kickstarter foi o precurssor do processo digital de divulgação de projetos e financiamento seguro, conectando idealizadores a pessoas com