İndependencia da america central
Os principais movimentos que influenciaram as diversas independências pela América foram: A revolução francesa, Independência dos EUA, Iluminismo e Liberalismo.
Haiti
Após a eclosão da Revolução Francesa em 1789, diversos movimentos de independência se inspiraram no ideal de igualdade, liberdade e fraternidade propagados pelos iluministas. O Haiti foi o primeiro país latino-americano a se tornar independente da França, por meio da Revolução Haitiana. Ao saber das notícias e dos conteúdos da Revolução Francesa, os escravos oprimidos passaram a exigir a ampliação destes ideais revolucionários para a colônia de Saint Domingue (São Domingos). Percebendo que estavam em maioria, os escravos negros formaram uma rebelião liderada por Toussaint L’Overture em 1791, que os instigou a dizimarem a população branca do local. A rebelião se iniciava e os escravos logo receberam as primeiras ofensivas das tropas francesas, que continuaram resistindo por um bom tempo, mas logo foram derrotadas pelos escravos, que receberam apoio de exércitos ingleses e espanhóis. No ano de 1801, L’Overture foi designado como o novo governador da ilha. No entanto, as tropas de Napoleão Bonaparte invadiram mais uma vez a região e aprisionaram o governador, que morreu em péssimas condições dois anos depois na cidade de Paris. Sua morte, porém não enfraqueceu as lutas dos escravos e em 1804, o ex-escravo Jean-Jaques Dessalines organizou novos confrontos que deram a vitória à população negra e selou o fim da dominação francesa na região, assumindo o Império da ilha No dia 1º de Janeiro daquele mesmo ano.
Porto seguro
Por conta de suas riquezas e a evidente localização estratégica, Porto Rico foi alvo de várias tentativas de invasão por parte de outras nações mercantilistas. No século XIX, durante as invasões napoleônicas, a população porto-riquenha se mobilizou em torno de organizações políticas autônomas que deveriam conter o avanço dos franceses. Na prática, essas novas